Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Anime-se: você não é apenas os seus resultados

A eterna pressão por resultados

A cada canto um grande conselheiro, que nos quer governar cabana e vinha; não sabem governar sua cozinha, e podem governar o mundo inteiro. Os versos de Gregório de Matos Guerra, escritos há quase quatro séculos, têm tudo a ver com o momento atual e a pressão que você vive na vida pessoal e profissional.

Por onde quer que você ande e trabalhe, seja qual for o cargo que você ocupe ou a sua idade, a sombra das metas e dos objetivos estará sempre do seu lado. A cobrança é dura e, por vezes, implacável: metas para atingir, prazos para cumprir, resultados para melhorar, pessoas para controlar, competências para adquirir, desafios para superar.

Quando você imagina ter alcançado todos os resultados possíveis e, por conta disso, tenta relaxar um pouco para aliviar a pressão, novos padrões, metas e objetivos são estabelecidos, bem antes de você ter comemorado os números excepcionais do mês anterior.

Independentemente dos objetivos atingidos, das metas alcançadas, do lucro realizado e da participação de mercado conquistada, há uma regra oculta quase impossível de ser ignorada no mercado: tudo tem de crescer, sob pena de uma alma boa ser sacrificada em caso de fracasso e com o mesmo pretexto: o que importa são os resultados.

Você conhece alguma empresa disposta a vender menos no próximo ano, a reduzir a participação de mercado ou a produzir a mesma quantidade de itens com um número maior de funcionários? Da mesma maneira, é difícil encontrar alguém disposto a trabalhar mais para ganhar menos ou ávido para reduzir o padrão de consumo em troca de mais qualidade de vida.

Você não é apenas os seus resultados
Image by our-team on Freepik

Assim como é nas empresas, é na vida pessoal. Você precisa de muito exercício, equilíbrio, serenidade, paciência ao extremo e, de vez em quando, deve renunciar a alguns princípios para suportar a pressão diária por resultados cada vez mais desafiadores. Se você relaxar, existe sempre alguém pronto a ocupar o seu lugar e fazer o dobro do que você faz pela metade do que você ganha.

Você não é apenas os seus resultados

Não existe esse negócio de almoço grátis sem a respectiva contrapartida, porém não desanime. Quero compartilhar contigo uma verdade absoluta que descobri ao longo da minha experiência de vida, mas você não precisa levar o mesmo tempo para chegar a essa conclusão: você não é os seus resultados!

O que significa essa máxima? Se você não conseguir suportar a pressão por resultados insaciáveis e isso lhe provocar uma adversidade temporária, você continuará sendo o mesmo ser humano ativo, criativo, iluminado, capaz de se reerguer quantas vezes for necessário.

Objetivos não atingidos, metas não alcançadas, esperanças perdidas e desafios ignorados de vez em quando não reduzem a sua importância como ser humano, nem interferem na sua capacidade de superação. Derrotas temporárias fazem parte do processo de crescimento pessoal e profissional do ser humano.

Assim sendo, não existe uma pessoa sequer no mundo que tenha conhecido apenas o sabor da vitória ou o dissabor da derrota. Para o seu próprio bem, acredite nisso, vitória e derrota se alternam em diferentes fases da vida, de tempos em tempos, na mesma proporção.

O impacto dos resultados na vida pessoal e profissional depende da importância que você atribui a eles; portanto, evite comparações, faça o melhor que puder e nunca olhe para trás. Para tudo na vida existe uma ou mais saídas e, como a vida é uma eterna dádiva, haverá sempre uma nova chance.

Acredite, os resultados são importantes e as empresas se importam apenas com os resultados, mas isso não significa que você relaxou, deixou de se esforçar ou ignorou o óbvio. Há momentos em que você vai render mais e há momentos em que você vai render menos.

Eu já fui demitido de uma grande empresa depois de ter saído às 23 horas do local de trabalho no último dia do ano, para cumprir as metas do meu departamento. Ao chegar em casa, com a sensação do dever cumprido, faltando meia hora para a virada do ano, acreditava que o esforço tinha valido a pena.

Vinte dias depois ao retornar das férias e para minha surpresa, fui convidado a deixar a empresa, uma vez que todo aquele esforço no fim do ano não havia feito a mínima diferença para me manter no emprego, ou seja, os resultados nem sempre ajudam a salvar a sua pele.

Quase 20 anos depois, eu sempre me lembro daquele dia fatal e, ao contrário do que se possa imaginar, serviu para impulsionar uma nova carreira na área de consultoria e treinamento. Quando uma janela se fecha, dezenas de outras se abrem; portanto, nunca se deixe abater. A vida é uma gangorra, um dia no topo, outro no vale.

Por fim, embora as circunstâncias e o ambiente exerçam influência sobre você, não há como transferir a responsabilidade sobre seus atos para terceiros. Diante de qualquer adversidade, levante a cabeça, recomponha-se, acredite em si mesmo e continue caminhando. Não há nada nesse mundo que você não possa aprender, reaprender e ensinar.

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Quer saber mais? Leia o meu artigo O que é resiliência?

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *