O que são queixas improdutivas?
De acordo com Fredy Kofman, autor de Metamanagement, não existe nada mais prejudicial para as empresas, e para o próprio ser humano, do que aquilo que ele denomina de queixas improdutivas no ambiente de trabalho.
Como o próprio nome diz, queixas improdutivas são qualquer comentário inexpressivo, pessimista e, por vezes, maldoso que não agrega nada de bom para a sua vida e o leva do nada para lugar algum.
Eu mesmo já fui vítima delas ao sofrer as consequências de queixas expressadas contra mim para a chefia ou mesmo quando me queixava de alguém para os outros; entretanto, aprende-se muito com isso.
De fato, isso nunca me levou a lugar algum. Ao contrário, esse tipo de comportamento afastou-me de muitas pessoas, cujo relacionamento é difícil de recuperar.
Existem certas coisas que a pessoa faz de teimosa, ainda que haja consciência da perda, por vezes temporária, outras não. Com o tempo, a vida ensinando que o diálogo aberto e o respeito entre as partes ainda são os maiores antídotos contra esse tipo de problema. Alguns aprendem mais rápido, outros nem tanto e muitos nunca aprenderão
Em geral, as queixas improdutivas no ambiente de trabalho, embora ocorram em qualquer círculo de relacionamento, são caracterizadas pelas seguintes atitudes, segundo Kofman:
Geralmente, são expressadas diante de terceiros: trata-se de um péssimo hábito do ser humano ao tratar o problema paralelamente, nos corredores ou no banheiro, em vez de discutir com os envolvidos ou com aqueles que têm o poder de resolvê-lo;
Buscam simpatia e apoio: por mais que não façam sentido, buscam a concordância de um terceiro, em geral com afinidade em relação ao mesmo problema; imagine dois descontentes compartilhando uma insatisfação por um longo período;
São repetitivas: a pessoa gosta de sofrer ao ficar repetindo, o tempo todo, a mesma coisa; depois de cinco anos, você encontra o sujeito, descontente como tal, sem coragem de enfrentar a situação, mas ainda continua na empresa;
Conduzem a juízos pessoais negativos: como os problemas não são tratados na essência e são carregados de uma boa dose de emoção, tendem a desmoralizar o sistema ou a outra parte com comentários negativos, pejorativos e desmoralizantes que induzem a um raciocínio impreciso;
Estão orientados para a descarga emocional: como o ser humano está sempre à procura de um ombro amigo, as queixas improdutivas são um prato cheio para o início de um desabafo sem sentido;
Buscam vingança: trata-se da consequência mais devastadora, ainda mais quando carregada de emoção e subjetividade considerando que os nossos instintos primitivos estão apenas adormecidos; o apoio é, quase sempre, a alavanca para despertar o que já está latente dentro de uma pessoa mal intencionada;
Geram rancor e inimizade entre as facções: as queixas improdutivas estimulam o fortalecimento das forças de coalizão; a energia que poderia ser canalizada para a solução do problema ou para a criação do espírito de equipe acaba dissipada com magoas, ressentimentos, empobrecimento do afeto e inimizade entre as facções.
Existem momentos na vida em que cada pessoa deve repensar a sua missão no mundo e ao fazê-lo de maneira consciente vai concluir que existem poucas maneiras de se livrar das queixas improdutivas que castigam a sua forma de agir e pensar, onde quer que ela esteja.
Como transformar queixas improdutivas em reclamações produtivas
- Em geral, as queixas improdutivas são frutos do seu modelo mental negativo, da sua cota diária de pessimismo ou, como diria Carol Dweck em seu livro Mindset – A nova psicologia do sucesso, do seu mindset fixo, aquilo que não nos faz crescer; portanto, ao mudar o seu discurso, você muda também a perspectiva de vida e a sua visão de mundo.
- Dificilmente as empresas mudam sua forma de trabalho porque um colaborador vive se queixando há anos pelos corredores; é mais fácil mudar o colaborador. A cada dia, as empresas tendem a ser menos complacentes com aqueles que não fazem outra coisa a não ser reclamar e conspirar pelos corredores.
- A melhor forma de resolver um problema é tratá-lo diretamente com aquele que o causou ou com aquele que tem poder (autoridade formal) para resolver; colegas de trabalho jamais vão dar a cara para bater em favor de algo que a própria pessoa é incapaz de enfrentar.
- Sem objetivos e metas claras, ou seja, sem saber o que quer da vida, a pessoa se torna crítica do trabalho alheio, improdutiva e rotulada pelos demais colegas; portanto, ao contrário do que diz o ditado, em vez de cabeça vazia, que tal uma oficina de ideias com bom humor e alegria?
Por fim, lembre-se, você não é o único responsável por aquilo que acontece ao seu redor, mas é responsável pelo que faz com o que acontece ao seu redor. Comece a enumerar as queixas que faz e ouve diariamente por todos os lugares onde passa e vai descobrir que a única solução para se livrar delas é transformá-las em reclamações produtivas.
As reclamações produtivas são sempre objeto de reflexão e visam ao protagonismo e ao aprendizado, o caminho mais fácil para uma mudança definitiva de comportamento e estilo de vida. Pense nisso e seja bem mais feliz!
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