Qual é o novo perfil ideal das lideranças?
Vários perfis estão sendo estudados e divulgados com frequência pelas organizações e universidades ao redor do mundo, incluindo os da renomada Harvard Business School e da Columbia University; porém quero me ater e citar um trabalho feito no Brasil e mais condizente com a nossa realidade.
Tendências de Lideranças segundo a Great Place to Work
De acordo com o relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2023, organizado e produzido pela Great Place to Work, consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados, as maiores prioridades das empresas ao longo do ano serão:
- Capacitação e desenvolvimento de líderes;
- Mudança de mentalidade da liderança (mindset);
- Engajamento da liderança;
- Treinamento da liderança.
Essas quatro prioridades aparecem do início ao fim do relatório e demonstram uma preocupação fundamental das empresas em concentrar esforços na construção de uma filosofia de liderança mais resiliente e disposta a atender aos desafios atuais.
O relatório destaca ainda que, ao longo das pesquisas, existem inúmeros temas essenciais que devem ser trabalhados nas empresas, entretanto, todos têm um ponto em comum: o desafio da liderança.
Portanto, os holofotes continuam direcionados para a capacitação e o desenvolvimento da liderança. Eu bato nessa tecla há anos. Liderança é uma competência do passado, do presente e continuará sendo no futuro.
Outros desafios não menos importantes foram citados, como: inovação, gestão de pessoas, promoção do bem-estar e da saúde emocional das equipes, mudança da cultura organizacional, construção de ambientes de trabalho mais inclusivos, saúde mental etc.
Os resultados da pesquisa deixam muito claro que não dá pra cuidar somente dos aspectos processuais e tecnológicos das empresas; é necessário colocar também as pessoas no centro das atenções.
Significa que as empresas devem considerar nas suas estratégias, políticas e processos, o impacto sobre o “ser humano” na realização dessas atividades, uma vez que as pessoas também têm vida fora das empresas.
Apesar do ambiente cada vez mais competitivo em que vivemos, as pessoas não querem mais ser tratadas como números, robôs ou peças descartáveis e facilmente substituíveis. As pessoas estão menos suscetíveis às pressões de todos os lados.
Essa premissa concentra a ideia de que as pessoas somente farão o seu melhor dentro de uma ambiente onde se sintam acolhidas, consideradas, respeitadas e reconhecidas. Não é uma equação tão simples de ser resolvida, mas precisa ser avaliada com critério e certa urgência.
Em 2020, segundo o mesmo relatório, as prioridades das empresas eram as seguintes: mudança de mindset da liderança e experiência do colaborador; em 2021, comunicação interna e mudança de mindset da liderança; em 2022, capacitação da liderança e mudança da cultura organizacional.
Em 2023, as principais prioridades serão, mais uma vez, a capacitação da liderança e a mudança da cultura organizacional. Isso é sinal de que as empresas precisam se adaptar a uma nova realidade, social e tecnológica, impossível de ser revertida.
O novo perfil das lideranças e os principais desafios das organizações
Entre os principais desafios mencionados pelas organizações, pode-se destacar: a capacitação e o desenvolvimento das lideranças, a mudança da cultura organizacional e a comunicação interna.
A capacitação e o desenvolvimento das lideranças é um tema que já vem sendo tratado há muito tempo; portanto, entendo que as empresas, em geral, tem dado atenção suficiente para construir uma filosofia de liderança orientada para resultados e para o desenvolvimento de pessoas.
Apesar de tudo, algumas empresas ainda tratam o desenvolvimento das pessoas como despesa e não como investimento e, dessa forma, não conseguem medir os resultados do treinamento de maneira efetiva.
Com relação à mudança da cultura organizacional, somente um novo perfil das lideranças será capaz de atender essa necessidade. Esse é o que se pode chamar de perfil ideal das lideranças, que não se encontra pronto no mercado, por mais capacitadas que sejam algumas pessoas.
Cada empresa tem o seu jeito de ser e de fazer e a adaptação de um novo colaborar requer tempo e disposição de alguém que o ajude a entender melhor a nova cultura, algo para o qual nem todos estão dispostos a colaborar.
Construir uma cultura organizacional forte é um processo que requer estratégia, dedicação, tempo e uma nova filosofia de liderança, portanto um novo perfil. É algo que vem de cima para baixo, com o exemplo a partir dos próprios donos ou sócios da organização.
Com relação a comunicação interna, isso é um dos temas mais trabalhados e mencionados por todas as empresas onde atuei. Em qualquer empresa, se você perguntar ao primeiro colaborador que encontrar pelo caminho sobre o principal problema, sob o ponto de vista dele, a resposta predominante será essa: nosso maior problema é a comunicação.
Isso deveria ser o menor dos problemas, afinal, as empresas possuem todos os aparatos tecnológicos para resolver essas questão: aplicativos, celulares, tabletes, notebooks etc. Mais uma vez, o problema não está na falta de tecnologia, mas na falta de competências ou habilidades específicas das pessoas para melhorar a comunicação.
O novo perfil ideal das lideranças
Com base no percentual das respostas obtidas e divulgadas no relatório, podemos traçar um perfil ideal das lideranças, embora possa variar de empresa para empresa, mas nos dá uma boa ideia das expectativas e necessidades verificadas no momento. Vejamos as 7 competências mais citadas no relatório:
- Capacidade de resolver problemas complexos (49,4%)
- Capacidade de liderar e influenciar (43,3%)
- Resiliência (30,2%)
- Conhecimento do negócio (29%)
- Pensamento analítico (26%)
- Pensamento crítico (24,7%)
- Flexibilidade (22,3%)
Para ajudá-lo a interpretar melhor esses dados, vamos discorrer sobre cada uma delas, incluindo o que você pode fazer para se ajustar a esse novo perfil da lideranças:
Capacidade de resolver problemas complexos:
- Pratique resolvendo problemas complexos com regularidade, não se esquive do problema;
- Peça ajuda, quanto mais você pratica, mais habilidoso se torna;
- Divida o problema em partes menores e resolva cada uma delas de maneira separada antes de tentar juntá-las outra vez;
- Use abordagens criativas e pense “fora da caixa” para encontrar soluções diferentes do convencional;
- Aprenda com os erros e experimente diferentes estratégias para encontrar a melhor solução possível;
- Trabalhe em equipe, discuta o problema com outras pessoas e ouça diferentes perspectivas para ampliar sua visão em busca de novas soluções.
Capacidade de liderar e influenciar:
- Desenvolva suas habilidades de comunicação, aprenda a ouvir ativamente e a se expressar de maneira clara e persuasiva;
- Seja um modelo a ser seguido, demonstre as características que deseja ver em sua equipe, como integridade, responsabilidade e ética;
- Empatia é fundamental, tente entender os pontos de vista e necessidades das pessoas e considere-os em suas decisões;
- Desenvolva sua capacidade de resolver conflitos de maneira construtiva, buscando o melhor resultado para todos os envolvidos;
- Busque oportunidades de liderança e pratique liderar, assumindo responsabilidades e liderando projetos, mesmo que pequenos.
Resiliência:
- Aceite que o fracasso e a adversidade são partes normais da vida, e que você é capaz de superá-los;
- Construa uma rede de apoio confiável, incluindo amigos, familiares e mentores, que possam ajudá-lo em momentos difíceis;
- Ignore certas coisas que não valem o desgaste físico e psicológico;
- Desenvolva sua capacidade de resolução de problemas e pensamento criativo para encontrar soluções para os desafios que enfrenta;
- Reflita sobre suas experiências passadas de superação de adversidades e use-as como fonte de força e motivação para enfrentar novos desafios.
Conhecimento do negócio:
- Independentemente do nível hierárquico e da área onde você trabalha, conhecer o negócio da empresa é fundamental para ampliar as suas habilidades e construir um novo perfil de liderança;
- O que a empresa faz, o que ela produz, a quem ela serve, em que mercado atual são coisas que devem ser disseminadas em todas as áreas da empresa. Quanto mais você conhece do negócio, maior o engajamento.
Pensamento analítico:
- É uma competência cognitiva que envolve a análise, desagregação e decomposição de informações complexas em partes menores e mais gerenciáveis para compreendê-las melhor;
- É uma forma de raciocínio crítico que envolve a aplicação de lógica, raciocínio dedutivo e indutivo, interpretação de dados e informações para identificar padrões, tendências e relações entre diferentes variáveis;
- Está diretamente relacionado com a capacidade de resolver problemas complexos, mas muito associado ao tipo de trabalho que você desenvolver na empresa.
Pensamento crítico:
- Faça perguntas claras e específicas sobre o que você está lendo ou ouvindo, como “O que exatamente essa afirmação significa?” ou “Qual é a base dessa conclsão?” ;
- Analise as informações: avalie as fontes de informação e considere as evidências apresentadas antes de chegar a uma conclusão;
- Seja ousado: pense “fora da caixa” e considere perspectivas alternativas e abordagens criativas para resolver problemas;
- Desenvolva habilidades de argumentação: pratique a formulação de argumentos lógicos e em fundamentados para defender sua posição;
- Aprenda a reconhecer a diferença entre fatos objetivos e opiniões subjetivas; exercite a paciência: tome o tempo necessário para refletir e analisar informações antes de tomar decisões;
- Esteja aberto a mudar suas ideias se novas informações ou evidências contraditarem sua posição atual;
- Procure trabalhar em equipe, discuta e debata ideias com outras pessoas para ampliar sua perspectiva e obter feedback construtivo.
Flexibilidade:
- Pratique a empatia e tente entender o ponto de vista da outra pessoa e como ele ou ela chegou a essa conclusão;
- Esteja aberto a novas ideias e perspectivas diferentes da sua; evite levar as críticas ou ideias diferentes para o lado pessoal;
- Em vez de rejeitar uma ideia diferente, tente pensar em maneiras de incorporá-la à sua ideia ou encontrar uma solução alternativa que satisfaça a todos;
- Avalie as ideias apresentadas de forma objetiva e racional; peça feedback sobre suas próprias ideias e opiniões para ajudar a desenvolver a capacidade de aceitar ideias diferentes;
- procure aprender com outras pessoas e a considerar diferentes pontos de vista para expandir seus horizontes;
- Leia livros, artigos e outras fontes que apresentem diferentes perspectivas e pontos de vista para aumentar sua compreensão de questões complexas.
Viu como é simples? Claro que não! Eu sempre digo que todo mundo quer ser líder, mas assumir a responsabilidade no papel de líder é um desafio tanto.
Na prática, o que você precisa mesmo é incorporar o papel de líder e aprender todos os dias, afinal, quando se trata de liderança, você nunca pode parar de aprender porque as coisas mudam com mais velocidade do que a sua capacidade de absorção e resposta.
Esse novo perfil ideal das lideranças, construído a partir das informações obtidas no relatório, é uma nova realidade dentro das. empresas, então, leia tudo isso com carinho, absorva e, em último caso, lembre-se de Charles Darwin: não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, mas o que melhor se adapta.
Portanto, liderança não é uma competência única. É uma competência construída a partir de várias outras competências que são incorporadas na medida em que você se propõe a fazer da liderança uma missão, seja qual for o cargo de liderança que você ocupe e a empresa onde você trabalhe.
Pense nisso e seja um líder por excelência!
Quer saber mais? Leia o meu artigo Como dominar a incrível arte da liderança
Leia também o meu artigo sobre Mindset e o que isso tem a ver com você
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