Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Como dominar a incrível arte da liderança [ 7 lições práticas ]

Uma breve reflexão sobre o conceito de Liderança

Depois de escrever O Chefe, uma crítica ácida e bem-humorada, publicada no meu livro Oh, Mundo Cãoporativo, eu fiquei com aquela sensação desconfortável de arrependimento.

A impressão era a de que toda empresa que eu visitava, todo líder que apertava minha mão e todo empresário que me recebia, sisudo ou sorridente, queria mesmo era me dar uns bons tabefes e contestar palavra por palavra daquele artigo.

Quem leu o livro até elogiava o artigo e compactuava com as ideias ali mencionadas, porém, como me fez refletir certa vez o Max Gehringer, imagine você, na cadeira do diretor da empresa, lendo aquele artigo e tentando se convencer de que isso não foi escrito para ele.

Naturalmente, muito do que foi dito no artigo reflete a realidade nua e crua do ambiente corporativo, mas a forma como foi escrito soou mais como uma explosão de sentimentos pessoais do que lições a serem ensinadas para quem deseja superar o abismo existente entre ser chefe e ser líder. Você consegue distinguir?

Todas as adversidades pelas quais passei me levaram a uma única certeza: existem chefes e líderes. Chefes são meros executores, perseguidores de objetivos e metas e, em geral, criam subordinados.

Líderes também são perseguidores de objetivos e metas, mas a diferença está na forma ou no estilo em que se baseiam para atingi-los, utilizando-se do caráter, do esforço, da inteligência emocional e, acima de tudo, do seu exemplo pessoal. Líderes criam seguidores.

Segundo Emiliano Gómez, autor do bestseller Liderança Ética, um dos melhores livros de liderança que já li na vida, liderança é arte de se relacionar construtivamente com outras pessoas e conseguir que se mobilizem para atingir determinados objetivos comuns.

Não consigo enxergar nada mais prático do que isso, mas se quiser aprender um pouco mais sobre o tema, aqui vai uma série de livros inspiradores. Acredite, valem um MBA.Como dominar a incrível arte da liderança

Liderança não ensinada nas escolas

Há algum tempo eu tive o trabalho de relacionar o nome, a empresa e a quantidade de presidentes, diretores, gerentes e outros profissionais de liderança que cruzaram o meu caminho ao longo de quarenta anos.

Desde o início da carreira, aos catorze anos, tendo passado por oito empresas diferentes, sem mencionar aqueles com os quais tive contato, ora como cliente ora como fornecedor, mais de cem líderes fizeram parte do meu aprendizado profissional.

Na primeira e única vez em que eu perdi o emprego e acabei disponibilizado para o mercado de trabalho, eu liderava uma equipe de oitenta profissionais. Ao ser demitido, descobri como é difícil manter a pose diante das pessoas que até então viam em mim, o líder, a esperança de um futuro melhor, baseados na oportunidade profissional concedida a eles, nos exemplos ou na forma de conduzi-los diante das dificuldades.

Em termos de liderança, o fator preponderante no mundo dos negócios é o resultado, o qual nem sempre aparece ou importa quando mais precisamos dele. Além disso, sucesso passado não garante o sucesso futuro, portanto, o líder está sempre na corda bamba, alternando entre momentos de alegria e momentos de tensão.

Na busca pelo reconhecimento você faz um esforço considerável, investe um bom dinheiro no aprimoramento das técnicas de liderança, domina dois ou mais idiomas, persegue uma posição melhor na estrutura organizacional, aproxima-se do líder sem necessidade de bajular ninguém e quando menos espera surge aquela tão sonhada oportunidade de liderar.

Com o tempo, percebe-se também que quanto mais “amigos” você tem no trabalho, maior a probabilidade de perdê-los a cada degrau conquistado na escada do poder, por uma simples razão: o poder corrói relacionamentos.

Na prática, enquanto você era um modesto colaborador e ocupava cargos operacionais, porém não menos importantes, existia a possibilidade de dividir tarefas, de trabalhar em equipe, de compartilhar as dores e preocupações com os colegas mais próximos e, quem sabe, até de falar um pouco mal do chefe. 

Ao ocupar o lugar do chefe, as variáveis mudam e você percebe que não está tão preparado quanto deveria. A pressão por resultados aumenta, as relações se modificam e os desafios parecem não ter fim, entretanto, isso não foi ensinado na faculdade.

Além de ter que mostrar condições de exercer o cargo sem perder o espírito de equipe e demonstrar fragilidade, deve-se tomar o máximo cuidado para não deixar o nariz ultrapassar o nível dos olhos e o ego não superar o saldo da sua conta corrente bancária.

Qualquer posição de liderança exige uma habilidade fundamental que poucos líderes conseguem dominar por completo no mundo dos negócios: a arte de lidar com pessoas. Gostar de gente é quase uma obrigação.

Tornar-se um líder servidor é bem mais prático na teoria, pois exige tempo e disciplina para o entendimento da alma humana. O resultado é determinado pelo nível de humildade, de paciência e de comprometimento com o desenvolvimento da equipe. Pessoas em primeiro lugar: bonito na teoria, porém desafiador na prática.

Em síntese, não adianta ler uma infinidade de livros a respeito do assunto se você não estiver imbuído do espírito da liderança e não mudar radicalmente a forma de pensar e agir. Como diria Tom Peters, chegar ao topo é fácil, difícil é conquistar o respeito do grupo.

O que é ser líder na prática?

Desejo muito que você passe por essa fantástica experiência de liderar uma equipe ou de administrar uma empresa e, quando isso acontecer, torço para que conserve a essência da liderança.

Liderança tem tudo a ver com o seu caráter, ou com a falta dele, razão pela qual eu vou compartilhar algumas atitudes e comportamentos que me ajudaram muito nessa incrível missão em todos os lugares por onde passei.

Uma coisa é certa: na posição de líder, a verdadeira liderança está na vontade de nunca parar de aprender. Se parar, você regride.

  1. O líder vê a liderança como responsabilidade e não como cargo ou privilégio. Se as coisas não caminham conforme o planejado, o líder não sai pelos corredores procurando culpados; ele assume integralmente a responsabilidade e refaz o caminho.
  2. A liderança surge quando as pessoas confiam no líder, não porque existe alguém com o chicote e o cronômetro em cima delas; um líder de fato não precisa socar o punho na mesa nem levantar a voz pra adquirir o respeito do grupo.
  3. Quando você é líder, as pessoas estão avaliando seu comportamento, portanto, o seu caráter está em jogo; preocupe-se mais com o caráter do que com a reputação; o caráter representa o que você é; a reputação representa o que as pessoas pensam que você é.
  4. Um simples cartão de visita não faz de você um presidente ou diretor. Somente a consciência do papel de líder e o aprendizado constante transformam um recém-formado da FGV ou o recém-chegado de Harvard num líder por excelência.
  5. O líder é feito de carne, osso e espírito:Antes de criticá-lo, imagine-se no lugar dele e torça pelo seu sucesso. Se julgar conveniente, prepare-se para o lugar dele, de maneira discreta, mas não queira puxar o seu tapete; ser desleal não agrega nada ao seu currículo.
  6. Líderes não precisam de plateia para se promover:quando sentir necessidade de se promover, associe-se a um grupo de teatro voluntário e convide amigos pra assistir; é muito mais louvável e sensato. A melhor forma de se promover no trabalho é por meio do exemplo pessoal e do resultado.
  7. A liderança é efêmera:se você reprova o chefe, por razões estritamente profissionais, e não pessoais, não sofra por antecipação; não há chefe incompetente que resista à clava do destino, segundo Napoleon Hill, e um dia, quando você menos espera, ela vai descer sobre a cabeça dele.
  8. Liderança é uma competência (macro)formada por várias outras competências, as quais só podem ser adquiridas por meio de um longo e doloroso processo de entrega e aprendizado, dia após dia.

Por fim, as pessoas anseiam por reconhecimento e propósito de vida. Se conseguir ajudá-las a entender essa real necessidade, certamente você vai influenciar o seu modo de pensar e agir.

Por consequência, acredite, os resultados obtidos serão os melhores possíveis para a equipe e para a organização. Pense nisso, compartilhe essa ideia e seja um líder por excelência!

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *