Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Mudar é preciso? O desafio de mudar de vida e de profissão

Mudar é preciso? O desafio de mudar.

Hoje em dias as pessoas mudam de empresa como quem muda de roupa. A fidelidade ao emprego e à empresa já não é mais um critério ou um valor cultivado pela maioria das pessoas. O que importa para muitos são os ganhos e os benefícios, razão pela qual as pessoas não criam raízes por onde passam.

Tenho acompanhado essa movimentação com frequência. Recebo com frequência currículos, indicações, notícias de ex-colegas de trabalho e amigos que foram demitidos ou estão em busca de algo novo, desafiador, para cobrir o vazio da sua existência em determinado momento.

Isso significa que o mercado está cada vez mais competitivo e dinâmico. Se, por um lado, há muita gente querendo trocar de emprego, por outro, também há quem esteja fora e daria tudo para voltar. São os chamados disponíveis para o mercado.

Conheço gente que sente saudade daquele estresse diário, que faz com que muitos se sintam parte do meio e não fora dele. Esse negócio de dizer que você não suporta mais a pressão a qualquer momento vai chutar o balde, mandar o chefe passear e cair fora não é tão simples assim.

Mudar é preciso

Quando você está fora do mercado e demora pra voltar, descobre o que é estresse de verdade. No caso dos pais de família, a esposa começa a se incomodar, os filhos não param de perguntar quando é que você vai voltar e os vizinhos acham estranho aquele carro na garagem o dia todo. E o pior de tudo, os amigos desaparecem.

No meu caso, especificamente, consegui mudar de área oito vezes, sem contar as mudanças internas, dentro da mesma empresa. Foram sete vezes por iniciativa própria e uma contra minha vontade. Essa última valeu a pena. Senti na pele a essência da expressão “até um pé no traseiro empurra você para frente”.

Iniciei pela indústria do papel, fiz uma incursão de dezessete dias pelas bombas hidráulicas, sessenta dias pelo sistema bancário, migrei para a cerveja, depois para o petróleo. Na tentativa desesperada de não sair de Curitiba, descobri a fascinante indústria de caminhões e para encerrar minha jornada de empregado, mudei outra vez e experimentei a frieza do aço.

Os benefícios da mudança

Faz dez anos que eu me encontrei na área consultoria, palestras e treinamentos. Por vezes, fico pensando que ainda não estou no lugar certo. Se eu pudesse escolher, de corpo e alma diria: – eu prefiro a poesia. Ser poeta aos 15 é uma coisa, mas ser poeta aos 80 é coisa pra pessoas ousadas, desprendidas das coisas mundanas.

Lamentavelmente, poesia não dá dinheiro e a maioria dos poetas será lembrada somente depois da morte. De minha parte, não quero esperar a morte pra ser reconhecido. Prefiro seguir caminhando, cantando e trabalhando. Neste caso, o instinto de sobrevivência fala mais alto.

Apesar de tudo, não costumo olhar para trás e não aconselho ninguém a fazê-lo. Isso é o que se chama de experiência e hoje o que as empresas querem de fato é saber dos resultados que você pode conseguir por meio da sua experiência.

Experiência ajuda muito, mas o que vale mesmo é a atitude, a determinação, a resiliência e os resultados alcançados, independentemente da sua idade. O mundo é muito dinâmico e muda mais rápido do que a nossa capacidade de adaptação.

Será que é preciso mudar outra vez? Quantas vezes você já pronunciou essa pergunta para si mesmo? Por que estamos sempre querendo mudar em vez de nos manter constantes? Por que você não consegue fazer aquilo que gosta? Quanto tempo ainda vai levar para encontrar o verdadeiro sentido da vida?

Mudar ou não mudar? Eis a questão

Uma das coisas que mais influenciam nossas ideias e atitudes é o nosso sistema de crenças. Crenças são sistemas de pensamentos e reflexões que formam a base da interpretação em relação ao que experimentamos na vida.

O que é bom ou ruim, certo ou errado, próprio ou impróprio, depende das nossas crenças, dos nossos modelos mentais. Portanto, as crenças determinam a nossa percepção sobre as coisas, sobre as pessoas e sobre o mundo em que vivemos. Mudar é preciso

Conselho é algo que deveria ser proibido na face da Terra, pois cada um experimenta o veneno e o antídoto do seu próprio sistema de crenças. Assim mesmo, quero compartilhar um pouco da minha experiência em relação às mudanças que aconteceram na minha vida profissional.

Espero que isso lhe seja útil de alguma forma, afinal, estamos aqui para aprender e isso é o que nos torna menos vulneráveis em momentos de adversidade. Mudar ou não mudar? Depende do seu sistema de crenças. Uma decisão ou outra tem consequências, por vezes favoráveis, por vezes desastrosas.

Mudanças são inevitáveis: em todas as áreas da vida, quanto mais você resiste, mais sofre; portanto, aceite as mudanças com naturalidade e lembre-se de Darwin: não são os mais fortes que sobrevivem, mas os que se adaptam mais rapidamente.

Mudanças são inesperadas; se você estiver preparado para mudar, melhor; se não estiver, mantenha o otimismo e o moral elevado, pois tudo depende do que vem depois e como você ainda não sabe o que vem depois, lembre-se do velho ditado dos nossos avos: é no andar da carruagem que as abóboras se ajeitam.

Mudanças são necessárias: a mesmice é o caminho mais rápido para o tédio e o fracasso; se você não estiver disposto a tentar, a errar e a recomeçar, nunca vai aprender algo de novo e nunca sairá do lugar; a opção é sua, o sofrimento também.

Por fim, como diria Jim Rohn, empreendedor e autor do best seller O poder da ambição, tudo muda quando você muda. Se você não está contente, mudar é preciso, portanto, solte suas asas, ajuste suas velas, afie o machado e continue navegando. É simples assim!

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Quer saber mais? Leia o meu artigo Excelência Pessoal: o caminho mais rápido para o sucesso

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *