O que é excelência pessoal?
Excelência pessoal pode ser definida como o processo contínuo de desenvolvimento e aprimoramento das competências, habilidades e atitudes de um indivíduo para alcançar o seu melhor desempenho em todas as áreas de sua vida. É o estado em que a pessoa busca o seu potencial máximo, alcançando altos níveis de realização pessoal e profissional.
A excelência pessoal pode ser alcançada por meio de diversas práticas, como o estabelecimento de metas claras e desafiadoras, o desenvolvimento de hábitos saudáveis e produtivos, a busca por feedback e aprendizado constante, a adoção de uma atitude positiva e proativa diante dos desafios, entre outras.
É um processo que exige comprometimento, disciplina, determinação e perseverança, mas que pode levar a uma vida mais satisfatória e realizada. É também um dos maiores desafios do ser humano, que vai depender muito do que foi realizado em vida.
Eu procuro ser um entusiasta do desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano. No meu entendimento, todo mundo tem jeito, desde que olhe para dentro de si mesmo todos os dias e tenha consciência de que tudo pode ser melhorado.
As oportunidades que surgem diariamente em sua vida nunca serão aproveitadas se não você não mudar o ângulo de percepção e não se preparar para elas, motivo pelo qual a excelência deve ser conquistada com o tempo e o amadurecimento.
Excelência pessoal pode ser aprendida?
Embora algumas pessoas possam ter uma predisposição natural para certas habilidades ou talentos, a excelência é principalmente uma questão de desenvolvimento contínuo e prática.
O desenvolvimento da excelência pessoal requer a aquisição de novas habilidades, conhecimentos e atitudes, bem como a melhoria constante das habilidades já existentes. Isso pode ser alcançado por meio de diversos métodos, como cursos de treinamento, mentoria, leitura de livros, participação em workshops e conferências, entre outros.
Além disso, a prática é fundamental para alcançar a excelência. Ao se comprometer em praticar e aprimorar suas habilidades, você pode atingir um nível elevado de desempenho em qualquer área da vida.
Excelência não é algo que possa ser alcançado da noite para o dia e requer tempo, esforço e dedicação. Mas, com determinação e persistência, qualquer pessoa pode aprender a buscar a excelência e alcançar seus objetivos e sonhos.
O livro Excelência Pessoal, de Robert K. Throop e Marion B. Castelluci, é um dos melhores presentes que comprei para mim há alguns anos, embora eu já tenha lido em diferentes livros tudo o que está escrito nele, penso que há muito ainda por fazer.
Nesse sentido, o livro nos instiga a colocar no papel aquilo que a mente vive imaginando, mas não tem a disciplina necessária para organizar e colocar em prática. De nada serve a leitura se não acrescenta algo de bom ao nosso raso conhecimento e se não o colocamos em prática.
Excelência pessoal deve ser o propósito maior do ser humano. Aliás, independentemente da sua fé, penso que estamos aqui para tentar cumprir nosso papel e sair melhores do que quando chegamos.
Por mais que você esteja satisfeito com a vida que leva e a posição que ocupa na sociedade, a rapidez das mudanças e a necessidade de atualização exigem um desenvolvimento pessoal e profissional constante.
O caminho para excelência pessoal é longo e não termina quando você chega ao ápice da profissão, acumula alguns milhões de reais, se aposenta ou atinge o estágio da maturidade. É uma jornada que não termina nunca, afinal, não existe nada que você não possa aprender até o fim da vida, a qual, por si só, já é um aprendizado constante.
Sucesso e dinheiro não são os únicos sinais de uma vida bem-sucedida e do alcance da excelência profissional. A construção do relacionamento pessoal e profissional com outras pessoas é a base de uma vida de sucesso.
Em geral, pessoas de sucesso não são, necessariamente, aquelas que ganham muito dinheiro. Veja o exemplo de Gandhi, Madre Teresa, Irmã Dulce, Fernando Pessoa, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e tantos outros que partiram sem nada, mas deixaram um legado rico de conhecimento por meio de suas obras.
Excelência pessoal exige o desenvolvimento máximo do seu potencial e a concentração em suas habilidades para torná-la realidade. Com a experiência, as habilidades mudam e são aperfeiçoadas, embora a base de formação continue a mesma.
Como alcançar a excelência pessoal mais rápido?
Você tem uma percepção clara a seu respeito? Conhece suas limitações e seus pontos fortes? Conhece os seus valores e princípios mais profundos: o que você pensa, como se sente e como age, com base no que pensa e sente? Como funciona o seu sistema de crenças? Seu copo está meio cheio ou meio vazio? Você se levanta na segunda já pensando na sexta? Você sai animado todo dia para o trabalho ou contrariado porque não encontra alternativa melhor?
Acelerar a busca da excelência pessoal requer uma mudança do seu sistema de crenças, que nada mais é do que o conjunto de opiniões específicas formadas sobre si mesmo, ou seja, os seus modelos mentais.
As crenças podem ser tanto positivas quanto negativas e, na maioria das vezes, a mente humana pende mais para a segunda opção; portanto, não se deve esmorecer nunca. O que conta é a luta, os sinais de que você está evoluindo e a esperança em relação a um futuro promissor.
Todas as pessoas sofrem o efeito das crenças negativas e positivas e, por conta disso, a maioria delas não chegará nem perto de atingir o nível de excelência pessoal e profissional que poderiam alcançar, ao mudar os seus modelos mentais.
Como eu digo sempre, não é necessário reinventar a roda; portanto, tomei a liberdade de transcrever aqui as sete crenças das pessoas bem-sucedidas, definidas pelos autores do livro, que você poderá aplicar na sua vida pessoal e profissional e torná-las um mantra imprescindível em direção à excelência pessoal:
- Tudo acontece por uma razão e um propósito: as pessoas passam por experiências boas e más. Em vez de dar importância aos eventos ruins, as bem-sucedidas pensam em termos de possibilidades futuras.
- O fracasso não existe: em vez disso, há apenas resultados. Se o resultado não é o desejado, as pessoas bem-sucedidas mudam suas ações e produzem novos resultados.
- Aconteça o que acontecer, assuma a responsabilidade: pessoas bem-sucedidas não culpam os outros quando algo dá errado. Assumir a responsabilidade é um dos melhores indicadores de maturidade de uma pessoa.
- Não é necessário entender tudo para utilizar tudo: pessoas bem-sucedidas não desanimam com pequenos detalhes. Aprendem o que precisam saber e não desistem.
- Depois de você, as pessoas representam o seu melhor recurso: pessoas bem-sucedidas possuem enorme respeito e apreço pelos outros. Elas entendem que bons relacionamentos compõem uma das bases de uma vida de sucesso.
- Trabalhar é brincar: ninguém alcança o sucesso fazendo algo que odeia. Trabalhar deve ser animador, desafiador e interessante. Deve ser divertido.
- Não existe nenhum sucesso duradouro sem comprometimento: pessoas bem-sucedidas são persistentes. Continuam a fazer o melhor que podem.
Por fim, lembre-se: a busca pela excelência pessoal é uma jornada desafiadora, mas os resultados são recompensadores e transformadores. Mantenha o foco, a disciplina e a determinação, e você alcançará o seu melhor desempenho em todas as áreas da sua vida.
Quando se sentir desanimado em alguma coisa, pense nessa frase maravilhosa de Leonardo Da Vinci, um gênio que passou a vida toda aprendendo: aprender é a única coisa da qual a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.
Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.
Quer saber mais? Leia o artigo Como construir uma filosofia de vida empreendedora
Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes
Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo