Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Como elevar a sua autoestima [todos os dias e para sempre]

O que é autoestima?

Autoestima é a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma. É a crença e o sentimento que uma pessoa tem em relação às suas próprias habilidades, competências, valor e autoimagem.

Pessoas de autoestima elevada têm uma visão positiva de si mesma, confiança nas próprias habilidades e valorizam suas conquistas e qualidades.

Por outro lado, pessoas de baixa autoestima têm uma visão negativa de si mesma, se sentem inadequadas, desvalorizadas e são críticas demais consigo mesmas.

A autoestima é um aspecto importante da saúde nossa mental e pode influenciar a forma como as pessoas se relacionam com os outros, enfrentam desafios e lidam com as situações mais difíceis da vida.

A diferença básica entre autoestima elevada e baixa está na percepção que a pessoa tem de si mesma, algo que pode influenciar o seu comportamento, as atitudes e as emoções em relação a si mesma e aos outros.

Como elevar a sua autoestima
Image by wayhomestudio on Freepik

Aspectos que diferenciam a autoestima elevada da baixa autoestima

Autocrítica: pessoas de autoestima elevada tendem a ser menos autocríticas e mais compreensivas consigo mesmas, enquanto pessoas de baixa autoestima tendem a ser excessivamente autocríticas e a se punir por seus erros.

Confiança: pessoas de autoestima elevada tendem a ser mais confiantes em suas habilidades e capacidades, enquanto pessoas com baixa autoestima tendem a se sentir inseguras e incapazes.

Autoimagem: Pessoas de autoestima elevada têm uma imagem positiva de si mesmas, enquanto pessoas de baixa autoestima tendem a se enxergar de forma negativa, enaltecendo seus defeitos e imperfeições.

Resiliência: pessoas de autoestima elevada tendem a ser mais resilientes e capazes de enfrentar situações difíceis, enquanto pessoas de baixa autoestima tendem a se sentir derrotadas e desanimadas diante de desafios.

Como a autoestima afeta a sua vida?

A autoestima tem um impacto significativo em muitas áreas da nossa vida, tais como:

Saúde mental: pessoa com autoestima positiva são mais capazes de lidar com situações difíceis, estresse e ansiedade, e têm menos probabilidade de desenvolver transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

Relacionamentos: a autoestima também influencia a forma como nos relacionamos com os outros. Pessoas de autoestima elevada têm mais confiança em si mesmas e se relacionam de forma mais positiva e saudável com os outros.

Desempenho: a autoestima também afeta o nosso desempenho no trabalho, nos estudos e nos esportes. Pessoas de autoestima elevada se sentem mais capazes, motivadas, confiantes para enfrentar desafios e alcançar suas metas.

Saúde física: quando nos sentimos bem, temos menos probabilidade de adotar comportamentos prejudiciais à saúde, como sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Portanto, a autoestima é um fator importante na qualidade de vida e no bem-estar geral de qualquer pessoa. Ter uma autoestima positiva pode ajudar a melhorar nosso desempenho, a saúde mental, os relacionamentos e a saúde física.

Como elevar a sua autoestima?

Não existe nada mais difícil de controlar do que controlar a sua autoestima. Se fosse simples assim, as pessoas seriam mais alegres, menos críticas, mais dóceis, menos violentas, mais otimistas, menos negativas, mais confiantes e menos improdutivas.

Estar bem consigo mesmo é um sentimento que depende muito mais de você do que dos outros. Obviamente, existem pessoas que conseguem abalar a autoestima alheia, mas devemos pensar que manter a autoestima elevada pode reverter qualquer sentimento negativo.

Muito bem! Deixe de lado um pouco a filosofia e pense seriamente: não é fácil levantar todos os dias com a autoestima elevada, cheio de confiança, animado e pronto para outra, como se diz na gíria. Contudo, é possível trabalhar essa questão.

Deixe-me ser solidário contigo. Duvido que alguém consiga sair da cama diariamente sorrindo, feliz e esperançoso. A primeira imagem que você vê no espelho nunca é aquela que você gostaria de ver durante o dia. Demora certo tempo pra recuperar a esperança de um dia melhor.

Essa é a sua primeira prova de fogo: acertar a combinação da roupa, ajustar a melhor posição do cabelo, alimentar-se de algo que não se resuma apenas ao café requentado, ao leite morno e ao pão adormecido.

Por força da profissão e da filosofia difundida em meus livros, posso dizer que me tornei um especialista no assunto. Aprendi a controlar a ansiedade, mudei o vocabulário e passei a compartilhar minha experiência com as pessoas que compartilham suas angústias comigo, ajudando-as da melhor forma possível.

Qualquer pessoa pode realizar pequenos milagres, emprestando os ouvidos e um ombro amigo para alguém. Para aumentar a sua autoestima e controlar a sua ansiedade em relação ao imediatismo das coisas, procure aprender a contextualizar determinadas situações.

Como elevar sua autoestima 2
Image by Freepik

Você pode levantar-se de manhã cedo e, diante daquela imagem pouco animadora no espelho, expressar um comentário negativo a seu respeito. Depois de alguns minutos, antes de sair para o trabalho, a mesma imagem pode ser vista de maneira diferente.

Antes de sair, lembre-se que você será comparado com milhares de pessoas, que se movimentam de maneira frenética para obter o mesmo resultado: atenção, oportunidade e reconhecimento. Talvez elas tenham problemas mais relevantes do que os seus. A sua imagem é o que você faz dela.

Se você pretende elevar a autoestima e livrar-se da negatividade que o mundo tenta incutir na sua cabeça, aqui estão algumas dicas que continuam sendo muito úteis pra mim. Acredite, já fui uma pessoa difícil, rígida nas posições, amarga por várias razões que não vale a pena lembrar.

Contudo, a vida costuma dobrar os insensíveis e como diria Mercedes Sosa, cantora argentina de voz inconfundível, cambia lo superficial, cambia también lo profundo, cambia el modo de pensar, cambia todo en este mundo; cambia, todo cambia…

Tenha o seu próprio sistema de crenças: fé em si mesmo, nos amigos, companheiros e no seu chefe; fé na vida, na esposa, no marido, no seu potencial criativo e na esperança de um mundo melhor; até mesmo um ateu precisa de alguém que acredite nele;

Concentre-se no que você tem de melhor: você é melhor do que muitas pessoas em alguma coisa e não é tão bom quanto elas em outras; portanto, o que você tem de melhor é a sua vocação e isso não lhe pode ser retirado;

Evite prejulgamentos, críticas e comparações: em geral, o que aparece na mídia é fabricado, produzido ou melhorado no photoshop; portanto, seja você mesmo e inspire-se nos casos de sucesso, mas não se torne um alienado, caso contrário, você viverá frustrado; o prejulgamento e a crítica, além de não agregar valor, roubam-lhe a energia vital que poderia ser canalizada para as coisas boas da vida;

Controle a ansiedade e melhore suas escolhas: é fácil ser induzido ao erro por meio das escolhas realizadas por impulso; é assim no amor, no shopping e na vida profissional; seja seletivo e ao mesmo tempo flexível; leva tempo para consolidar uma ideia, um relacionamento e uma carreira;

Não perca seus objetivos de vista: tenha claro o objetivo principal em mente, desenvolva estratégias, estabeleça novas metas e concentre toda sua energia para alcançá-las; a falta de objetivos pessoais conduz as pessoas ao ostracismo, que, por sua vez, reforça o pessimismo e afeta o relacionamento interpessoal;

Apresentação é tudo: vista sua melhor roupa e arrume-se da melhor maneira possível, não importa o dia e a hora; seja crítico quanto aos detalhes, mas não perca a essência do seu caráter; isso é o que vale, a roupa apenas reforça a sua autoestima;

Mais otimismo, menos negativismo: evite pessoas e discursos negativos, que conseguem transformar um lindo dia de sol em tempestade; entre o pessimismo e o otimismo, não hesite, o segundo é imbatível; é possível enxergar todas as coisas pelo lado positivo;

Pratique mais, reclame menos: a persistência é a força do hábito, segundo Napoleon Hill, autor de A Lei do Triunfo; quanto mais elevada for a sua autoestima, menor o sofrimento e maior a chance de sucesso.

Todos os dias a vida lhe dá uma nova chance de escolher o modo como você pretende vivê-la. As opções são infinitas: alegria ou tristeza, desespero ou esperança, otimismo ou pessimismo, amor ou vingança, ódio ou perdão.

Seja qual for a sua escolha, ela depende diretamente na sua autoestima; portanto, nunca se deixe aterrorizar pelas expectativas alheias quanto à sua pessoa. A sua postura e o seu caráter moldarão o seu destino. É simples assim! Pense nisso e seja feliz!

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Quer sabe mais? Leia o meu artigo 10 dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

1 comentário(s)

  • Marden DIB, 2 de maio de 2023 @ 06:51 Responder

    Vlw mestre, ótimo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *