Recomeçar a vida é necessário?
Se você que recomeçar a vida, o que você faria? Mudaria de cidade, deixaria para trás a família, os amigos, a aparência, o mundo onde você é mais reconhecido? Faria um novo curso? Tentaria uma nova profissão? Casaria de novo? Sumiria do mapa por alguns anos? Feche os olhos e faça um pedido…
Ah, se fosse simples assim! Em alguns aspectos, você adoraria fazer tudo outra vez, mas não pode. Por vezes, a impressão é a de que já fomos mais felizes no passado. Para alguns, os anos 70 eram melhores; para outros, os anos 80 são inesquecíveis. Viver do passado dá menos trabalho, por isso a nostalgia faz tanto sucesso.
Por outro lado, ainda que você não quisesse retornar ao passado, pense nas escolhas que você fez há algum tempo. Elas estão de acordo com o que você sonhou na infância ou na adolescência, na escola ou na faculdade? O que você faz tem tudo a ver com o que você pensa e gosta?
A parte mais difícil sobre recomeçar a vida é ter que viver de esperança sem fazer nada para mudar o estado futuro. A maioria das pessoas alimenta a esperança de que o tempo mude, a vida mude, governo mude, o clima mude, a esposa mude, o vizinho se mude, mas poucos tem coragem de mudar a si mesmo.
Durante o ano todo eu tenho insistido sobre a ideia convencional de que você deve encontrar um emprego que corresponda à sua paixão, mas confesso que não é tão simples assim.
Na prática, transferir a paixão para o trabalho seria muito mais fácil do que a hipótese anterior, mas também dá trabalho, então, alimentar a esperança é o que elas sabem fazer de melhor.
O que a maioria das pessoas faz nos dias de hoje é se submeter à rotina, ao estresse do vaivém no trânsito, ao repetitivo tilintar do cartão-ponto, aos caprichos de um chefe egocêntrico e obcecado por metas inatingíveis. O bom de tudo isso é que, com inteligência e um pouco de esforço, você pode mudar de vida e ser diferente.
O trabalho de inventar, propor novas ideias e superar os próprios limites é, para muitos, difícil de suportar. O que torna uma pessoa indispensável não é o básico, mas o que vai além dele. Por isso algumas pessoas são valiosas e outras nem tanto.
O que torna alguém valioso não é o atalho, mas a capacidade de seguir em frente enquanto outros estão matando o tempo na mesa do barzinho em frente à faculdade.
Quando você decide que o trabalho – a vocação – é mais importante, consegue superar a resistência e executá-lo da melhor maneira possível.
Quando se trata de mudar de vida, dignidade é muito mais importante do que dinheiro, bens materiais e posição social, entretanto, quando temos tudo isso, o que desejamos de fato é dignidade. Entre a dignidade e riqueza, o que você escolheria? Juro que posso adivinhar a resposta.
Não estou dizendo que você deve abandonar seus sonhos nem precisa ficar se culpando ao olhar para trás e notar que nada aconteceu como gostaria. Não seja duro consigo mesmo. Tudo pode ser mudado a qualquer tempo, mas o fato é que se você não souber disseminar suas ideias, elas não irão a lugar algum.
Recomeçar a vida é fundamental
Você já percebeu que todo mundo quer a sua fidelidade? As empresas, os chefes, o governo, os políticos, as religiões e até mesmo as grandes marcas querem fidelidade, obediência, devoção e patriotismo. Você não merece o mesmo?
O mundo de hoje não compra simples mercadorias embaladas em papel presente. As pessoas compram relacionamentos, histórias, sentimentos, magia e sedução. Você mesmo faz negócios com quem pode confiar e trabalhar, não com alguém que deve ser mantido a distância.
Todos os dias o universo lhe dá uma nova oportunidade de recomeçar a vida. A escolha muda a perspectiva, portanto, se quiser presentear alguém com um presente valioso no próximo ano, aqui estão as duas entidades mais importantes para recebê-los:
1. Você e a sua arte, portanto, não deixe que as circunstâncias, os vícios e os maus hábitos definam suas escolhas; trabalhe para atingir o nível da maestria e utilize sua força de vontade para escolher.
2. O seu público, a quem você deve presentear com a sua arte, o seu amor, a sua dignidade, o seu respeito e a sua dedicação; ao optar pela sua arte com todas as suas forças, os seguidores surgirão naturalmente.
Assim, pare de se preocupar com a insegurança e a dúvida. Seja um otimista responsável, faça o melhor que puder e livre-se das distrações. Deixe-as para os inimigos, afinal, quanto mais distraídos, mais você se distancia deles. Mudar de vida não é tão simples, mas é gratificante em muitos aspectos.
De acordo com Seth Godin, autor especialista em marketing, a única coisa que o impede de ser um artista naquilo que faz é a sua resistência. No mundo não há lugar para medianos, portanto, dê a ele o melhor presente que a sua consciência, o seu coração e o seu futuro mais deseja: trabalhe com arte, viva com arte, abrace uma causa com arte e o mundo se renderá a seus pés.
Na dúvida, vale um ensinamento budista: “Se você quer saber sobre seu passado, olhe para sua condição no presente; se você quiser saber o que vai acontecer no futuro, olhe para suas ações no presente”. Se nada disso estiver acontecendo, recomeçar a vida é uma questão de necessidade.
Portanto, não perca tempo olhando para trás e se lamentando. Há muitos mais coisas boas no futuro do que no passado, desde que o seu olhar para recomeçar a vida a partir de uma nova perspectiva seja mais otimista e responsável. Recomeçar a vida é uma arte e bem mais simples do que se imagina!
Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.
Leia o meu artigo: Indicadores de sucesso
Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes
Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo
Conheça minhas Palestras e Treinamentos
2 Comments