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Pense diferente: uma estratégia imbatível

Pense diferente ou caia na mesmice

Pense diferente ou Think Different foi uma das campanhas de comunicação e marketing mais bem-sucedidas da história da Apple. Criada pela agência norteamericana TBWA e levada ao ar em setembro de 1997, a publicidade induzia o cidadão comum a interagir com a Apple e a participar da sua cultura.

Na ocasião, o tema da campanha homenageava personalidades históricas que, de certa forma, provocaram alguma mudança no mundo, pelo simples fato de pensar e agir de maneira diferente. De acordo com o anúncio, o Macintosh da Apple, atual Macbook, inspirava e propiciava um tipo de criatividade similar para o cidadão que se arriscasse a utilizá-lo.

Personalidades importantes do passado como Albert Einstein, Bob Dylan, Martin Luther King, John Lennon, Richard Branson, Thomas Edison, Mahatma Gandhi e Pablo Picasso foram mencionadas na campanha. Eram os desajustados, os problemáticos, os rebeldes, os que não tinham respeito pelo status quo, os que não seguiam regras.

Pense diferente: uma estratégia imbatível
Image by rawpixel.com on Freepik

“Você pode concordar com eles ou não, descrer deles, glorificá-los ou desprezá-los. A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los, pois eles mudam as coisas. Eles inventam, imaginam, criam, reconciliam, exploram, inspiram e melhoram a raça humana.” – dizia o anúncio.

Steve Jobs, um dos fundadores e mentor intelectual da Apple, era um desses “malucos” que enxergavam as coisas de maneira diferente. Em vez de perguntar “por que”, ele preferiu perguntar “por que não”, afinal, quem poderia olhar para um girassol e tirar dali a inspiração para o monitor do Macintosh?

Pensar diferente é sustentar argumentos lógicos e incontestáveis, que não costumam ser habituais nos outros. Talvez por isso admiremos tanto os filósofos, os inventores, os intelectuais em geral. Podemos não concordar com eles, mas falta-nos conhecimento para derrubar a sua proposição convincente. É mais fácil criticá-los do que entender sua oferta de diferenciação.

Pensar é algo que desafia o ser humano por si só, mas pensar diferente é ainda mais desafiador. Como diria Emerson, o grande pensador norte-americano, pensar é uma das coisas mais difíceis que existem e por essa razão poucos se dispõem a fazê-lo com maestria.

Pensar diferente é a base para a criação de uma marca pessoal. Significa sair da mesmice, destruir criativamente, demonstrar elevado comprometimento com os resultados, inovar sem perder a qualidade, adotar determinado estilo de vida. É a única forma de se distinguir na multidão.

Pense diferente: uma estratégia imbatível

A estratégia genérica da diferenciação, identificada por Michael Porter, professor da Harvard Business School, é uma das mais cobiçadas pelas empresas e poucos sabem utilizá-la. O esforço necessário para ser diferente e simples ao mesmo tempo é descomunal e vai além do jogo tradicional do mercado.

Diferenciação é a estratégia que mais se correlaciona com o sucesso e a obtenção dos resultados. Ser diferente proporciona vantagens competitivas distintas, poder, distanciamento da concorrência e posicionamento claro no mercado.

Provas incontestáveis de diferenciação vêm de empresas como Apple, Cirque du Soleil, Ferrari, Sony e Toyota, 3M e Virgin. Além de pensar e agir diferente, os fundadores nunca se acomodaram e construíram suas marcas por meio da inovação. Eles criaram seus próprios mercados.

Naturalmente, se vale para as empresas, vale também para as pessoas, afinal, as empresas são feitas de ideias e pessoas. Nesse caso, pense em Bill Gates, Dean Kamen, Enzo Ferrari, Richard Branson, Santos Dumont, Steve Jobs e tantos outros, para os quais não faltou tempo para pensar nem coragem para colocar em prática suas ideias.

Roberto Álvarez Del Blanco, autor do livro Você – Marca Pessoal, afirma que pensar e agir diferente lhe permitirão construir uma marca pessoal digna de inveja, desde que você utilize alguns diferenciadores pessoais capazes de propiciar uma forte vantagem competitiva. Segundo Del Blanco, existem pelo menos 6 características que determinam a diferenciação das pessoas. Vejamos:

Competência: possuir a capacidade e os conhecimentos requeridos.

Cortesia: ser amável, respeitoso e ter consideração pelos outros.

Credibilidade: alto nível de precisão.

Confiança: desenvolver atividades com consistência e confiabilidade.

Responsabilidade: responder agilmente a perguntas e questões colocadas.

Comunicação: esforçar-se para compreender e comunicar-se com clareza.

O quão distante você está de cada uma delas? Avalie, ajuste o foco, melhore sua conduta e não deixe perseguir o sucesso. Lembre-se de que o futuro não vem em sua direção, ele se move na direção contrária, portanto, você precisa alcançá-lo.

Por fim, não basta ser melhor do que os outros. As pessoas precisam perceber quem você é. Quem procura pensar e agir diferente deve demonstrar essa singularidade. Pense nisso e seja feliz!

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Quer saber mais? Leia o meu artigo Estratégia do Oceano Azul para Profissionais

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