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O desafio da lealdade corporativa [ 6 dicas para se manter fiel no trabalho]

O conceito de lealdade corporativa

Lealdade é uma virtude difícil de ser praticada no mundo corporativo, pois, como dizia Ralph Waldo Emerson, só existe lealdade quando nos mantemos fiéis a nós mesmos. Ela depende de uma série de fatores arraigados desde a infância: o meio onde fomos criados, nossa cultura e história pessoal e, principalmente, os valores e princípios adotados no convívio familiar.

Ser leal significa ser verdadeiro consigo mesmo. Infelizmente, em razão da competição desenfreada em que vivemos no mundo corporativo, a lealdade é colocada em segundo plano com facilidade, mais ainda quando a ambição é desmedida ou quando atuamos num ambiente sob extrema pressão.

Lealdade é diferente de fidelidade. A primeira exige, acima de tudo, a verdade consigo mesmo; a segunda exige também a verdade com as pessoas com as quais você se relaciona. Entretanto, não existe lealdade sem fidelidade e vice-versa, motivo pelo qual são virtudes difíceis de serem praticadas.

Ser leal a alguém, ao líder ou a uma empresa, significa que você jamais irá prejudicá-los, haja o que houver. Você pode mudar de companheiro, de cargo ou de empresa, mas a lealdade pressupõe que o compromisso seja verdadeiro até o fim, caso contrário, os princípios são atropelados.Lealdade Corporativa

Em várias empresas por onde passei, conheci poucos profissionais capazes de manter a lealdade. O discurso era bom, entretanto, a lealdade caía por terra na primeira discussão com o chefe ou quando uma oportunidade de promoção era dada para outro. Daí entrava em cena o espírito de vingança e aquilo que a pessoa defendeu durante muito tempo passava a ser motivo de difamação.

Não raro, a deslealdade é justificada mediante a confusão entre valores e princípios, o que induz ao raciocínio incorreto de determinada situação. Coisas do tipo “eu ganho pouco”, “a empresa não merece minha lealdade”, “vou garantir o meu e o resto que se dane” ou “se todo mundo faz, porque eu não posso fazer”, ainda são comuns.

A máxima bíblica continua a mesma, depois de dois mil anos: você não pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Vale para os relacionamentos conjugais, para as amizades e para a convivência profissional.

Contudo, estamos falando do ser humano legítimo, sujeito a falhas e desvios de qualquer natureza, influenciável e refém das percepções equivocadas ao longo da sua experiência pessoal e profissional, sensível às pressões do mundo materialista e dominado por valores equivocados.

Diante das dificuldades existentes para dominar essa virtude, vou compartilhar as lições que me permitiram alinhar alguns valores com a minha conduta em todos os lugares por onde passei.

Na prática, cada pessoa constrói a sua própria história e o que vale para mim pode não valer para outras pessoas; porém, como foi dito no início, princípios são inegociáveis.

Como adotar a lealdade corporativa para embasar sua carreira 

Dessa forma, seja qual for o ambiente em que você se encontra ou o cargo que ocupa, a lealdade será reconhecida em ações simples, como:

Evitar falar mal da empresa e dos colegas: é difícil, mas procure se conter; todas as coisas podem ser esclarecidas por meio de um diálogo franco. Além disso, você não é obrigado a ficar num local que não lhe faz bem ou onde as pessoas não lhe tratam bem. Vá ser feliz em outro lugar.

Defender os colegas e a empresa mediante comentários maldosos: se você não tem motivos ou não comunga da mesma opinião de quem fala mal de alguém que você mal conhece e tampouco está na sua presença, por que alimentar a conversa?

Honrar a palavra e o compromisso assumido: ninguém é obrigado a se comprometer, porém é obrigado a manter a palavra dada; aliás, integridade é isso: a correspondência entre os seus valores e a sua conduta. Quando o discurso é diferente das suas ações, acredite, você se perde.

Não conspirar no corredor: infelizmente, o ambiente corporativo é propício para isso, mas se a conspiração resolvesse alguma coisa, nenhuma empresa teria problemas de relacionamentos e conflitos de qualquer natureza. Conspirar contra o dono, o chefe e os colegas de trabalho pelos corredores da empresa é um exemplo vivo de deslealdade.

Demonstrar interesse e dedicar-se aos interesses da empresa: é o mínimo que se espera e foi para isso que lhe contrataram; talvez você não ganhe o suficiente, não seja valorizado nem reconhecido, mas isso não lhe dá o direito de retribuir da mesma forma. Existem outras opções no mercado. Semelhante ao recomendado no item 1, vá ser feliz em outro lugar.

Manter-se fiel aos princípios: não importa onde você trabalha nem o que você faz; o que importa é como você reage e se mantém íntegro naquilo que faz. Você pode até mudar de cargo ou de emprego, mas se mudar os valores e atropelar os princípios, nenhuma empresa lhe fará bem.

Por fim, lembre-se: não existe lealdade parcial. Você é leal ou não é. Lealdade pressupõe confiança e, aqui entre nós, não dá para conviver com alguém meio confiável. Pessoas meio confiáveis são inteiramente dispensáveis.

Quer saber mais? Leia o meu artigo Estrelas solitárias não brilham sozinhas

 

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Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

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