O conceito de empresa sustentável
Há 13 anos eu tive a oportunidade de conhecer a sede mundial da Apple, em Cupertino, no interior da Califórnia. Hoje a sede tem outro formato, ainda mais encantador. Para os apaixonados por tecnologia e empreendedorismo, não há como não se encantar com a grandiosidade de uma empresa que nasceu na garagem da família de Steve Jobs e se transformou numa das empresas mais inovadoras e valiosas do mundo.
Entre as inúmeras especulações sobre o mito Steve Jobs e todas as suas esquisitices, existe algo que poucos pesquisadores ou aficionados pelo assunto nunca escreveram com a mesma importância com que deveriam: a sustentabilidade e o lado humano da estratégia, visivelmente presente no comportamento dos colaboradores e na política da empresa.
De longe, pode-se imaginar que a Apple está preocupada apenas com a questão econômico-financeira, porém quando se analisa a qualidade dos produtos e sua aplicabilidade, é possível ter uma ideia do que se passava na cabeça de Jobs em relação à sustentabilidade e sua relação indissociável com a criação de facilidades tecnológicas.
Na Apple, tudo é pensado para encantar o cliente, facilitar a sua vida e, não se pode negar, criar certa dependência tecnológica em razão do encantamento proporcionado pela interatividade e design dos seus produtos. Quando um usuário Apple demonstra uma relação indissolúvel com o mito e a marca, o comportamento “applemaníaco” é plenamente justificável.
Numa economia verdadeiramente globalizada, não se pode mais para pensar em estratégia dissociada da sustentabilidade. As duas estão intimamente relacionadas e são vitais para o futuro das organizações. No caso da Apple não é diferente.
Sustentabilidade, por sua vez, está intimamente relacionada com o uso eficiente dos recursos utilizados por parte de quem fabrica e por parte de quem consome seus produtos e serviços. Em síntese, organizações que desejam se perpetuar e construir um legado admirável devem pensar, de forma sistemática, em como ganhar dinheiro sem destruir o ambiente ao seu redor.
O que faz da Apple uma empresa sustentável?
Vejamos algumas iniciativas (processos) internalizados na Apple, por meio de sua cultura e da visão dos seus fundadores:
- Os produtos Apple são construídos em peça única denominada chassi monobloco com alumínio 100% reciclável;
- Monitores são feitos com vidro 100% reciclável;
- A iluminação do painel utiliza tecnologia LED, uma alternativa ecológica quando se fala de redução de consumo;
- Por lei, toda compra realizada no Estado da Califórnia reverte oito dólares para auxiliar na recuperação do impacto dos seus produtos sobre o meio ambiente;
- Todos os produtos Apple são fabricados sem componentes prejudiciais ao meio ambiente: chumbo, PVC, mercúrio, arsênico (tela de vidro), BFR (retardador de chama que contém Bromo, altamente tóxico);
- Suas embalagens são concebidas exclusivamente para acomodar os produtos e nada mais, ou seja, embalagens compactas significam menos transporte, menos consumo de combustível e menos resíduos no meio ambiente;
- Se você mora nos Estados Unidos e adquire um produto Apple, ganha um programa de reciclagem para a próxima troca do equipamento; a Apple recicla 90% dos componentes utilizados no produto original;
- Em geral, seus produtos são projetados para proporcionar a eficiência energética dos próprios usuários, portanto, mais recursos interativos e menos desperdício de energia.
Da próxima vez, quando pensar em empresa sustentável, lembre-se sempre da Apple e incorpore definitivamente esse conceito na sua mente e na dos seus filhos, amigos e vizinhos. Quanto maior for a conscientização e a demonstração de consumo consciente, maior a esperança para o futuro do planeta.
O que é ser uma empresa sustentável?
Na prática, vale para a Apple e para qualquer outra empresa como o mínimo de preocupação com o planeta; portanto, ser uma empresa sustentável é:
- Trabalhar com a mente voltada para o cliente e para o meio ambiente ao mesmo tempo;
- Ter consciência de que se você quer deixar algo de valor para os seus filhos e netos, deve fazer muito mais do que indignar-se com o que outros fazem à sua volta com os resíduos do que consomem;
- Ter a mente orientada para um viés sistêmico que permita entender a diferença correta entre consumo consciente e consumismo.
Talvez não estejamos mais aqui para testemunhar, mas haverá um dia em que a lição de casa será apenas questão de consciência para quem deseja empreender e tem a mínima noção do impacto provocado pelos seus produtos e serviços no meio ambiente.
Apesar de ser uma empresa sustentável, a Apple também tem seus problemas e apanha o tempo todo por isso, afinal, ninguém conquista a posição de empresa mais valiosa do planeta e fica imune a críticas.
Tecnologia é fundamental e irreversível, mas tudo na vida tem dois lados. Cabe ao ser humano usá-la com discernimento para não se tornar escravo dos brinquedos eletrônicos, a ponto de esquecer que existe vida além da tecnologia.
Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.
Conheça o Relatório de Sustentabilidade da Apple 2023: Environmental Progress Report
Quer saber mais? Leia o meu artigo Fora de série : uma mistura de talento, preparação e oportunidade
Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes no YouTube
Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo
Conheça minhas Palestras e Treinamentos