Empreendedorismo na veia
Empreender é para fortes de espírito, para quem deseja prosperar, contribuir, fazer a diferença no mundo. Sobreviver é fácil, mas construir um negócio de sucesso é desafio para gente grande, disposta a abrir mão da satisfação imediata em prol do benefício futuro.
Se quiser trilhar esse caminho e fazer a diferença no mundo, aqui estão dez lições essenciais para ajuda-lo a torna-la mais rica, desafiadora e próspera:
Elabore um bom modelo de negócio: nunca inicie qualquer nada sem elaborar um modelo de negócio consistente e bem definido. Pode ser o Modelo Canvas ou o Modelo Porter e Peter Drucker, o qual deve responder a quatro questões básicas: em que negócio você está? O que você realmente vende? Qual é o seu público-alvo? Qual é o seu diferencial competitivo?
Invista parte do seu tempo conversando com empreendedores de sucesso: pessoas que já trilharam o caminho do empreendedorismo podem lhe oferecer dicas valiosas de como administrar o negócio.
Pare de bancar o adivinho, compre um mapa: não é necessário inventar a roda, adote ferramentas consagradas e simplifique a sua vida.
Visualize o futuro: se você imagina como deve ser a empresa daqui a 5 ou 10 anos, por que não começa agora? Seja simples, mas, acima de tudo, preocupado com o futuro da sua empresa.
A felicidade é um fluxo de caixa positivo: fluxo de caixa positivo é um bom sinal, mas não é sinônimo de lucro, portanto, mão de ferro no controle financeiro. Você só saberá se vai ter lucro quando o balancete estiver fechado, portanto, não se empolgue até que o negócio esteja consolidado.
Adote o pensamento estratégico desde o início: comece pequeno, pense grande e cresça rápido, mas lembre-se de dedicar tempo para pensar no negócio sempre que puder. Quanto mais estratégico, menos operacional; quanto mais operacional, menos estratégico.
Dedique-se de corpo e alma ao negócio: seja ávido por conhecimento, pois quanto mais você entender do seu negócio, menos surpresas ruins você terá; dominar um negócio por completo leva tempo, a curva de aprendizado é longa, portanto, trate-o como se fosse a coisa mais importante da sua vida.
Cada coisa no seu lugar: não misture as coisas, nem dinheiro nem relacionamentos; ambientes diferentes demandam por competências diferentes; ser pai é uma coisa, ser patrão é outra; se você quiser tratar os empregados como filhos e os filhos como empregados, jamais conseguirá construir um negócio de sucesso.
Adote um comportamento empreendedor: é impossível ser empreendedor apenas falando de negócio, portanto, lidere pelo exemplo, decida rápido, defina o seu próprio estilo, estimule a colaboração e, principalmente, seja um ótimo ouvinte. Você não precisa implantar tudo o que lhe dizem, mas pode obter ótimos insights.
Monitore os resultados diariamente: a única maneira de saber se você está indo bem é monitorando os resultados e tomando medidas efetivas para corrigir desvios, quando necessário. Pense nisso e empreenda mais e melhor!
P.S. escrito e publicado originalmente no Portal Tempo de Mulher.
Quer saber mais? Leia o artigo A incrível arte de empreender