Visão pessoal: o que você vai ser quando crescer?
O que você vai ser quando crescer? Duvido que você não tenha ouvido essa pergunta em algum momento da sua infância ou adolescência. Tenho certeza de que você voou longe, pelo menos em pensamento.
Por que o trabalho não pode ser uma daquelas coisas boas que a vida lhe proporciona? O que você tem feito para tornar a vida mais desafiadora e rica? O que você quer de fazer pelos próximos 40 ou 50 anos, algo do qual possa se orgulhar? Como você quer ser lembrado depois de ir embora desse mundo?
Essas são algumas das perguntas que fiz para mim mesmo quando decidi escrever e incorporar a minha visão. E continuo fazendo todos os dias, para não perder a minha visão pessoal de vista. Leva tempo para descobrir o quanto somos ricos.
No meu livro Empreendedorismo 360º: a prática na prática, eu dediquei um capítulo inteiro ao entendimento da visão de futuro. Quando falo de visão, não me refiro apenas àquela que estamos acostumados a observar de vez em quando nos corredores das empresas. Penso na visão criada com a consciência necessária para transformá-lo num ser humano melhor, mais produtivo e mais comprometido com a melhoria do ambiente ao seu redor.
A visão pessoal vem de dentro. Por mais que você fale, entenda e utilize o processo de construção de uma visão pessoal ou mesmo de uma visão de negócio, ela nunca será colocada em prática se for elaborada sem emoção e se não for introjetada na sua corrente sanguínea.
A maioria das pessoas possui uma visão limitada sobre isso. Elas falam de objetivos, metas, valores e planos de ação, mas isso não é visão. Se você perguntar o que elas realmente querem, a resposta não será diferente de “ser rico”, “conseguir um bom emprego” ou “uma casa melhor” ou ainda “um carro melhor”. Nesse aspecto, o ser humano é insaciável.
Visão pessoal X Propósito
Nas palavras de Peter Senge, autor de A Quinta Disciplina, não se pode entender a verdadeira visão sem levar em consideração a ideia de propósito. Por propósito, entende-se a razão de viver de uma pessoa. Visão é futuro. Propósito é presente.
Todo ser humano deve ter um propósito, entretanto, propósito é diferente de visão. Segundo Senge, o propósito é abstrato, a visão é concreta; propósito é semelhante a um direcionamento geral, a visão é um destino específico, uma imagem de futuro muito desejado.
Uma das maiores dificuldades para se manter a visão pessoal, ainda que esta seja muito clara, é a distância entre a visão e a realidade. Você deseja montar o próprio negócio, mas logo pensa que não tem dinheiro suficiente. Você quer ser um grande pesquisador, mas seu pai era advogado e você acabou se tornando um para agradá-lo. Você deseja ser escritor de ficção científica, mas precisa sobreviver e pagar as contas. Dependendo do ângulo de observação, a missão o estimula e ao mesmo tempo sufoca suas esperanças.
A falta de alinhamento entre a visão (aquilo que você quer) e a realidade atual (o que você não quer ou não gosta) provoca medo, frustração e desesperança, além de roubar-lhe tempo e energia vital. Embora você possa estar vivendo uma fase de transição, dificilmente vai recuperar o tempo canalizado para fazer algo que nada tem a ver com a sua verdadeira essência ou vocação.
Talvez você tenha medo do fracasso, dos comentários maldosos, das bobagens que você lê nas revistas, das críticas que você ouve pelos corredores, do ceticismo dos seus colegas e até mesmo dos seus familiares.
Talvez você ache esse negócio de visão e missão uma bobagem, coisa de norteamericano, difícil de ser aplicado na vida pessoal, principalmente quando comparado às dificuldades que você enfrenta para entender a própria visão e a missão da empresa em que você trabalha.
A questão é simples: não é o que a visão é, mas o que a visão é capaz de fazer com você. Na maioria dos casos, as pessoas querem uma fórmula mágica, uma técnica, um segredo capaz de resolver todos os seus problemas.
Acredite, não existe esse tal de almoço grátis; portanto, você precisa mudar o seu comportamento, desenvolver novas habilidades, quebrar paradigmas, livrar-se dos modelos mentais negativos e transformar a si mesmo todos os dias. Você jamais conseguirá definir e perseguir uma visão de futuro sem mudar de mentalidade.
Por que você deve construir uma visão pessoal?
Quando você estabelece uma visão genuína, você é capaz de dar tudo de si e aprender o que for necessário para atingi-la, não porque você é obrigado, mas porque deseja aquilo do fundo do seu coração.
Infelizmente, muitas pessoas têm visões que nunca serão traduzidas em resultados práticos. Elas se dedicam a admirar pessoas famosas em vez de construir a própria história, a criticar o esforço alheio em vez de tentar algo para si, a desfazer a visão alheia em vez de construir a sua própria visão.
Portanto, não ignore a importância da visão e da missão pessoal. O que vale para as empresas vale para você também. Uma visão de futuro bem definida, apoiada por uma boa missão, tem o poder mudar a sua vida para sempre.
Digo isso por experiência própria, motivo pelo qual tomei a feliz iniciativa de compartilhar a minha filosofia de vida. A seguir estão algumas perguntas esclarecedoras que o ajudarão a definir a sua visão pessoal:
- O que você quer ser quando crescer?
- Qual é a motivação (vocação) que o impulsiona para o futuro?
- Quais são os seus valores essenciais?
- O que você pode fazer melhor para agregar valor à vida das pessoas?
- Quais são as habilidades, os valores e as virtudes que você deve adotar para atingi-la?
- Quais são as expectativas e as necessidades do público que você deseja atender?
- A quem você pode recorrer para ajudá-lo a construir e consolidar uma visão de futuro duradoura?
- É isso que você quer de fazer até o fim da vida?
- Quando é que você vai começar?
Demora pra gente descobrir a verdadeira vocação. Muitas pessoas viverão a vida sem descobri-la e isso não as invalida como cidadãs, pois, de uma forma ou de outra, representam o seu papel na humanidade.
Construir uma visão que faz sentido e agrega valor no mundo exige uma transformação de ordem pessoal. Por essa razão, a mudança precisa ter como motivação um objetivo nobre, acrescida de disposição para subordinar aquilo que você pensa que deseja no momento ao que realmente quer no futuro.
Lembre-se de que desejos e necessidades são inerentes ao ser humano. Transformá-los em objetivos de vida e conquistá-los de maneira honesta é o que diferencia os grandes realizadores dos realizadores medíocres.
O caminho para a conquista nunca é o caminho que proporciona menos preocupações. Quando eu defini a minha visão pessoal, nunca me preocupei se seria ou não capaz de atingi-la. Eu comecei a trabalhar arduamente para isso.
Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.
Quer saber mais? Leia o meu artigo A incrível arte de empreender
Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes
Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo
Conheça minhas Palestras e Treinamentos
7 Comments