Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

As escolhas nossas de cada dia [ o poder das escolhas ]

Escolhas que valem uma vida

Esse artigo diz respeito a escolhas de milhões de pessoas que tem o privilégio de acordar diariamente para enfrentar um novo dia gozando de boa saúde e disposição, independentemente de estarem empregadas ou à disposição do mercado, de bem com a vida ou sendo castigada por ela.

Certo dia o meu filho mais velho teve a sua primeira grande experiência negativa: foi assaltado a duas quadras de casa. Graças a Deus, e depois de vinte e um anos de orientação familiar, ele manteve a calma e entregou a “fortuna” que carregava – mochila, celular, jaqueta, relógio etc. – diante de uma arma apontada por um moleque e outro companheiro.

A maior preocupação dos dois era mandá-lo calar a boca nas duas vezes em que pediu para que deixassem os documentos pessoais e o trabalho de conclusão de curso ainda não concluído. Os documentos se foram, o trabalho ficou, mas o que valeu mesmo foi a escolha consciente pela vida.

Quando chegou em casa e se acalmou de verdade, às onze e meia da noite, a única coisa que ele fez questão de mencionar foi “eu escolhi não reagir” embora o seu tamanho, comparado ao dos indivíduos, pudesse sugerir uma reação. Como ele mesmo disse, o fim poderia ter sido fatal. Bens materiais, documentos e outras bobagens a gente recupera, a vida não.
Escolhas | Artigo de Jerônimo Mendes

Escolhas determinam o futuro 

Em 2008, o pintor Reinaldo Quintiliano despencou do 18º andar de um edifício em Curitiba, quando a cadeira onde ele estava sentado desprendeu-se do cinto de segurança.

Durante aqueles intermináveis cinco segundos até o encontro com o chão, a única coisa que ele lembra foi ter pedido a Deus que o deixasse viver para terminar de criar os filhos.

Quarenta dias depois, em entrevista à Rádio CBN, Reinaldo disse apenas que optou pela vida e, milagrosamente, depois de um mês em coma e muitas fraturas pelo corpo, ele seguiu com o firme propósito de voltar a trabalhar e educar os filhos.

O futuro é determinado pelas nossas escolhas. O fato de você ainda não ter conseguido a casa dos seus sonhos, o carro do ano e o melhor emprego do mundo não diminuem em nada o seu valor na sociedade.

Ao contrário, quanto mais dificuldades você enfrenta, mais ágil você se torna e mais promissor é o seu futuro, entretanto, para que os sonhos se tornem realidade, escolhas conscientes e atitudes positivas são determinantes durante a nossa longa jornada de vida.

De maneira geral, pessoas que não sabem o que querem, não fazem o que gostam e não reagem diante das dificuldades caminham para a infelicidade no longo prazo. Portanto, quer você escolha, quer não, o futuro vai chegar de qualquer jeito. A questão é se vai chegar da forma como imaginou ou da forma como você trabalhou para conquistá-lo.

As escolhas nossas de cada dia 

Algumas escolhas na vida são determinantes: a pessoa com quem você vai se casar; a escola onde você vai estudar; a profissão que você vai seguir; a casa, o bairro e a cidade onde você pretende morar; a aposentadoria que você quer ter.

Portanto, de maneira consciente ou inconsciente, as escolhas do presente determinam a colheita do momento futuro. Quase sempre, o que falta é a consciência da importância do momento presente. Leva tempo para descobrir o quanto somos ricos, dizia Emerson, o grande pensador americano.

Em geral, o conceito de riqueza está associado ao dinheiro, ao acúmulo de bens materiais, à posição temporária que o ser humano ocupa na sociedade e isso, quando levando ao pé da letra, diz respeito às escolhas, ainda que equivocadas sob o ponto de vista da evolução racional.

De acordo com Deepak Chopra, escritor indiano radicado nos Estados Unidos, tanto eu quanto você somos escolhedores infinitos. Em nossa vida, a todo momento, entramos no campo de todas as possibilidades, onde temos acesso a uma infinidade de escolhas.

Algumas são feitas conscientemente, outras não. Portanto, a melhor maneira de acertar as escolhas é manter o espírito aberto e consciente em relação ao que se deseja obter no futuro.

Todos os dias, logo pela manhã, você tem acesso a uma infinidade de escolhas: tomar café desesperadamente ou comer o necessário para manter o corpo em sintonia com a vida; despedir-se da esposa e dos filhos com um beijo ou sair sem dizer tchau; cumprimentar os colegas de trabalho com um sorriso ou desejar que se danem; ser produtivo ou cumprir mais um dia de martírio; irritar-se no trânsito ou agradecer a felicidade de possuir um carro para ir ao trabalho.

Quer você queira, quer não, tudo o que está acontecendo nesse exato momento é resultado das suas escolhas. Lembre-se do ditado: você colhe aquilo que planta, portanto, se você deseja felicidade deve semear felicidade; se deseja viver num bom ambiente de trabalho, deve, no mínimo, sorrir; se deseja um futuro brilhante, deve levantar o traseiro do sofá, livrar-se do controle remoto e traçar um plano definitivo de ação em direção ao futuro.

Segundo Chopra, quanto mais escolhas conscientes você fizer no nível de percepção consciente, mais corretas e espontâneas serão as escolhas, tanto para si quanto para os outros estão ao seu redor.

Portanto, quando fizer escolhas, pense um pouco mais com o coração, não se deixe iludir pela mente. O coração é holístico, tem ligação direta com Deus e ainda que você não acredite em Deus, precisa de alguém que acredite em você.

Quer saber mais? Leia o artigo Escolhas e Consequências

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *